Mas são tantos pincéis...

06/08/2014 19:12

Olá, Lucies!

Como vocês estão? Eu estava morrendo de saudades...

Palmas para o nosso primeiro post sobre maquiagem (\o/), ou melhor, sobre nossas ferramentas. Você sabe de quantos ou quais pincéis precisa para uma maquiagem perfeita? Qual a função de cada um? Se a resposta for não, vem comigo que eu te mostro!! (Se for sim, vem também e podemos trocar conhecimento ;D )

Bom, respondendo a primeira pergunta: "Quantos pincéis você precisa para uma maquiagem perfeita?", sinceramente nenhum, você só vai precisar de MUITA paciência e prática para fazer toda uma maquiagem com a mão, esponjas e cotonetes. Mas com o tempo você vai sentir uma necessidade maior de qualidade nas suas maquiagens e como qualquer outro ofício, precisará de ferramentas para o aperfeiçoamento.

Claro que você não vai precisar de todos os pincéis que eu mostrar (muito menos todos os tipos que existem), isso depende dos passos que você realiza da maquiagem e do seu gosto, por isso vou dividir em passos e vocês escolhem o que melhor atende a vocês.

Tentarei mostrar vários tipos para cada função, assim você pode escolher por benefício, preço e se é útil ou não para o que você faz.

Uma dica de marca brasileira de qualidade e com o precinho bem camarada que eu uso e super recomendo é a Macrilan, super facinho de achar e vai dos mais simples aos profissionais. Claro que se você tiver uma graninha a mais e estiver disposta em investir em pincéis mais caros, vale pensar em Sigma, Mac e outras grandes da maquiagem, onde a qualidade é indiscutível. Isso só depende de você e do seu bolso.

Vamos começar lá do início, uma das minhas partes preferidas:

♥ BASE 

1- PINCEL LÍNGUA DE GATO - Acho que o mais conhecido e acessível para essa função, você consegue achar em qualquer perfumaria e até mesmo em farmácia,toda marca tem um língua de gato e por isso você encontra ele em preços variados. O pincel é de alta cobertura, por ser mais firme aplica mais produto e todo mundo ama até conhecer alguma opção melhor. O problema é que ele pode deixar algumas marcas das próprias cerdas na base e isso pode ser resolvido aplicando o produto com movimentos em X.

2- DUO FIBER - Um pincel feito de cerdas sintéticas e naturais, por isso o nome DUO fiber, entenderam? hahaha Esse pincel é de cobertura leve, aquela cobertura de pele de ryca, sabe? Perfeito para maquiagem do dia a dia que você quer parecer que acordou maravilhosa, ótimo também para "polir" a base aplicada com o língua de gato, bom pra tudo kkkk para uma cobertura maior, aplique dando batidinhas no rosto e para uma mais leve, movimentos circulares.

3- KABUKI <3 - Aplausos para os melhores pincéis de base do mundo ... Já pensou juntar a alta cobertura do língua de gato com o acabamento natural de pele ryca do duo fiber? PRONTO, você achou o pincel perfeito. Isso mesmo, por ele ser bem denso, aplica bastante produto e por ter muitas cerdas deixa a bele bem natural e linda. Por espalhar muito bem a base você ainda economiza produto, então cuidado, nada de exagerar na base e ficar com a pele muito artificial. Aplique uma pequena quantidade de base no rosto e espalhe com ele, assim você evitará o efeito argamassa

4- ESPONJAS - A opção mais baratinha e prática dessa lista, pode deixar a cobertura mais alta ou mais leve dependendo da forma de aplicação, o grande problema é serem quase descartáveis, por absorver muito produto é bem dificil de conseguir uma limpeza mais profunda, o que acumula muitos fungos e micróbios que não fará nada bem para sua pele, então é LIXO

 

 ♥ CORRETIVOS 

1 - LÍNGUA DE GATO PEQUENO - Pincel clássico de corretivos, por ser bem miudinho é muito bom para corrigir pequenas espinhas e manchas, mas exige um pouco mais de trabalho quando o assunto são as (odiadas) olheiras. Sempre aplique com batidinhas, nunca esfregando, pois pode retirar os produtos aplicados antes.


2- LÍNGUA DE GATO MÉDIO - Tem a ponta fina o que auxilia na hora de corretivar pequenas manchas e espinhas, mas em compensação é mais largo no corpo, o que também espalha bem o corretivo nas olheiras, por isso acredito que valha mais a pena que o pequeno, pois tem mais de uma função.

3 - LÍNGUA DE GATO GRANDE - Quem disse que o pincel de base não serve pra corretivo também? Para os dias de pressa e correria eles são ótimos, pois espalham bem o corretivo deixando uma cobertura mais alta e bem definida, sem marcas. Não aconselho usar em regiões menores, porque pelo tamanho do pincel ele vai espalhar demais o produto e não vai adiantar de nada.

4 -  KABUKI DE PRECISÃO - Como os kabukis maiores, esses também são maravilhosos... com a mesma ideia de aplicar mais produto sem pecar no acabamento, eles esfumam bem o corretivo sem deixar nada marcado. De vários modelos e tamanhos, basta você escolher o que supre melhor suas necessidades.  

♥ PÓ 

1 - PINCEL NORMAL PARA PÓ - Também muito popular, fácil de encontrar e é possível escolher o tamanho ideal para o seu rosto. Evitem pincéis exageradamente grandes, pois podem tiar bastante da precisão do pincel e deixar a cobertura desuniforme. Aconselho que utilizem com movimentos circulares para esfumar bem todo o pó.

2 - KABUKIS - Sim, de novo ele kkkkk dessa vez eles vêm em uma versão menorzinha mas bem cheiona, o que continua com a mesma função, aplicar bastante produto por isso exige cuidado para não ficar com aquela aparência super pesada/artificial. Se usar a quantidade certa de produto, dá uma cobertura e acabamento perfeitos <3

Outros pincéis podem ser usados para essa função, como o duo fiber e o kabuki de topo reto, mas pra não ficar muito longo basta saber que os beneficios e cuidados sobre a cobertura/acabamento são os mesmos e como já coloquei fotinha deles lá em cima, é só conferir.

♥ BLUSH 

1 - PINCEL CHANFRADO - com o corte na diagonal, o pincel chanfrado te dá muito mais precisão da hora de aplicar o blush, o que evita aquele tão temido efeito "chinelada na cara", é só saber esfumar direitinho e tudo fica lindo. É também o  pincel que eu indico para contorno/iluminador, justamente pela precisão e pelo corte, que se encaixa bem nas regiões de contorno do rosto.

2 - PINCEL DE BLUSH - O pincel com o acabamento melhor, na minha humilde opinião. Por ter mais cerdas esfuma melhor e deixa o blush natural e bonito, mas por não ter um corte específicico é bom tomar cuidado com a quantidade para não ficar parecendo festa junina, né?

Como para o pó, existem outros pincéis que podem ser usados, aconselho que usem o duo fiber mais para blushs cremosos e quanto ao kabuki: MUITO CUIDADO, ele pode te deixar com um leve aspecto de tapa na cara.

♥APLICAR SOMBRA

1 - LARGE SHADER - Eles são de fibras naturais mas bem durinhos. Aplicam bastante produto e deixam a cor bem concentrada isso dá um trabalhinho a mais no esfumado para não deixar marcado. Perfeito para maquiagens mais pesadas e dramáticas com cores fortes. Na hora de aplicar é importante ir "depositando" a sombra com batidinhas. Se você esfregar a sombra perde um pouco da sua pigmentação e pode cair na olheira, deixando manchado.

2 - SHORT SHADER - Um pincel mais preciso, legal para aplicar sombra rente aos cílios inferiores ou para esfumar delineado. Também pode ser usado para marcar um pouco mais o côncavo, embora tenham pincéis que exerçam melhor essa função.

3 - EYE SHADING - Também de cerdas naturais esse pincel é mais macio e por isso ele aplica menos sombra que número 1, mas já deixa mais esfumadinho e com bordas menos marcadas. É uma ótima opção para dias de correria que não dão para trabalhar no esfumado, é só aplicar e ele já dá um jeitinho, sabe?

4 - PINCEL DE CORRETIVO - Bem parecidos com o númeor um, só que de cerdas sintéticas. Perfeito para uma maquiagem bem pesada onde você quer que as cores se evidenciem bastante. Como as cerdas são sintéticas eles são ótimos com sombras em creme, base de sombras, primers e etc. Bons também para aplicar glitter. E de novo vale a dica de aplicar com batidinhas.

5 - PENCIL - Um pincel de detalhes, também chamado de pincel de côncavo por ser ótimo para marcar essa área. Lindo também para aplicar sombra no cantinho interno, rente aos cílios inferiores e para fazer ou esfumar o delineado. Ele também é dos que aplicam cor e ainda dão aquela esfumadinha <3

♥ PARA ESFUMAR A SOMBRA 

É importante dizer que o método de aplicação é o mesmo para todos: movimentos circulares ou vai e vem. SEMPRE COM A MÃO LEVE, não precisa botar força nem nada, para dar uma amenizada na cor limpe o pincel e não pare de esfumar.


1 -  Pincel de Esfumar Redondo:  Esse é um pincel bem versátil e bem conhecido. Por ser mais comprido e fino se encaixa perfeitamente no côncavo e esfuma tudinho na medida certa, permanecendo com as cores e dando um degradê lindo <3

2 - PINCEL DE ESFUMAR - Bem parecido com o anterior , com diferença na forma, que é mais chatinho. Por ser prensadinho é ótimo para você que tem o côncavo pequenininho, ele vai entrar ali com o lado achatado e fazer todo o srviço e para aumentar o esfumado é só virar para o lado maiorzinho e pronto!

3 - PINCEL DE ESFUMAR DE PONTA FINA:  Esse pincel anda de mão dadas com a precisão. Ele marca a cor no côncavo direitino, e basta apertar um tiquino o pincel que você vai conseguir esfumar tudo. Se você for asiática ou tem o côncavo/olhos bem pequenos, você achou o seu pincel!! 

4 - PINCEL GRANDE DE ESFUMAR: Se você tiver um olhão esse pincel é para você hahaha. Ele é bom para esfumados maiores, mas tem que tomar cuidado para não usá-lo e acabar esfumando tudo e as sombras acabarem virando todas um borrão esfumado. 

5 - PENCIL - Com mais precisão que o número 3 esse pincel é melhor para depositar mais sombra e cor ou esfumar pequenos detalhes, como o delineado. Em função do tamanho você não consegue um resultado legal para esfumar o côncavo.

6 - CHANRADO - Esse também é uma ótima opção. Ele faz o papel de outros pincéis todos reunidos em um só, encaixa direitinho no côncavo, aplica bastante cor e esfuma tudinho perfeitamente. Mas Lucies, nada de confundir e pegar pincel chanfrado de delineado pra isso, heim? Ele precisa ser bem fofinho.

EXTRA, EXTRA: PRA QUE SERVE O PINCEL VASSOURINHA, NICOLE??

Seja qual for o tamanho do seu pincel leque/vassourinha, eu tenho certeza que você em algum momento já se perguntou para o que ele servia. É simples, todos tem a mesma função: tirar excessos. Seja com o maiorzão (para excessos de pó, blush, iluminador...) ou os menorzinhos (para excessos de sombra que caem na pálpebra inferior).

Bom meus amores, eu espero ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida corre pra fanpage no facebook.

Isso é tudo pessoal, xoxo...

E não se esqueçam de me acompanhar nas redes sociais:

Curtam a fanpage do blog no facebook: https://www.facebook.com/luznatassarela

Me sigam no instagram: @tassar_ela

E no twitter: @badgalnini_